Achei legal, interessante e novo.

Engenharia de Serviços/Produtos

terça-feira, 20 de outubro de 2009 comentários
Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença...


Apesar do crescimento vertiginoso da indústria de serviços, grande parte dos esforços de engenharia e conseqüentemente Design continuam focado em objetos, seja em produtos ou evoluções do mesmo. Se é falta de visão do mercado sobre a aplicação da engenharia sobre o planejamento dos serviços ou vice-e-versa, não importa. Logo isso vai mudar.


Cada vez mais o preço dos seus serviços é determinado pelo mercado e temos que buscar se diferenciar da concorrência de qualquer maneira: ou agregando um valor que possa ser repassado ao mercado independentemente do que esta sendo definido pelo mercado ou melhorando os processos de maneira a aumentar a rentabilidade do mesmo produto preferencialmente em diversos clientes.


Fiz este parênteses para deixar claro que os produtos devem ter cada vez mais alto valor agregado e ser inovadores. Sabe-se que o preço dos produtos esta caindo, antes o valor de troca de um produto era muito alto e decaia com o tempo, tornando o valor de uso baixíssimo. A grande concorrência e os preços sendo definido pelo mercado demandam uma nova engenharia financeira para que um produto se mantenha viável invertendo a curva, quando se pensa em serviços o preço de troca é mais baixo e o preço de uso viabiliza um produto.


Se antes a preocupação com os objetivos de negócio era infinitamente maior que com os objetivos do cliente, quando se pensa em serviço, as preocupações com os objetivos de negócio e do cliente passam a se equivaler principalmente devido à necessidade de aumentar o valor de uso dos serviços/produtos. O Design tem um papel importante nesse caso, ajudando a gerar valor de uso ao produto.


Se antes buscava-se agregar valor ao produto melhorando as características do objeto; com a engenharia de serviços, um produto se viabiliza pela integração desse objeto em um contexto, de experiência, interação e serviços. Os produtos estão se tornando serviços e vice-versa. Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença.
[ ... ] Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença...


Apesar do crescimento vertiginoso da indústria de serviços, grande parte dos esforços de engenharia e conseqüentemente Design continuam focado em objetos, seja em produtos ou evoluções do mesmo. Se é falta de visão do mercado sobre a aplicação da engenharia sobre o planejamento dos serviços ou vice-e-versa, não importa. Logo isso vai mudar.


Cada vez mais o preço dos seus serviços é determinado pelo mercado e temos que buscar se diferenciar da concorrência de qualquer maneira: ou agregando um valor que possa ser repassado ao mercado independentemente do que esta sendo definido pelo mercado ou melhorando os processos de maneira a aumentar a rentabilidade do mesmo produto preferencialmente em diversos clientes.


Fiz este parênteses para deixar claro que os produtos devem ter cada vez mais alto valor agregado e ser inovadores. Sabe-se que o preço dos produtos esta caindo, antes o valor de troca de um produto era muito alto e decaia com o tempo, tornando o valor de uso baixíssimo. A grande concorrência e os preços sendo definido pelo mercado demandam uma nova engenharia financeira para que um produto se mantenha viável invertendo a curva, quando se pensa em serviços o preço de troca é mais baixo e o preço de uso viabiliza um produto.


Se antes a preocupação com os objetivos de negócio era infinitamente maior que com os objetivos do cliente, quando se pensa em serviço, as preocupações com os objetivos de negócio e do cliente passam a se equivaler principalmente devido à necessidade de aumentar o valor de uso dos serviços/produtos. O Design tem um papel importante nesse caso, ajudando a gerar valor de uso ao produto.


Se antes buscava-se agregar valor ao produto melhorando as características do objeto; com a engenharia de serviços, um produto se viabiliza pela integração desse objeto em um contexto, de experiência, interação e serviços. Os produtos estão se tornando serviços e vice-versa. Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença.
 
 
comentários Postar um comentário

Postar um comentário