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Principais soluções móveis para 2012

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 comentários

O grupo de pesquisa Gartner realizou um estudo sobre o futuro da mobilidade e mostra as dez principais aplicações móveis para 2012. A lista avalia o impacto das aplicações sobre os consumidores e players da indústria, levando em consideração o faturamento, fidelidade, modelo de negócio, valor para o consumidor e penetração de mercado estimada.
"As aplicações e os serviços móveis de consumo não são mais privilégios das operadoras móveis. O crescente interesse dos consumidores por smartphones, a participação de players de internet no espaço móvel e o surgimento de lojas virtuais de aplicações estão reduzindo o domínio das operadoras", afirma a diretora de pesquisas do Gartner, Sandy Shen.
De acordo com a analista, cada participante desse mercado vai influenciar o modo como a aplicação é entregue e vivenciada pelos consumidores que, por sua vez, definem para quais opções direcionar sua atenção e seu poder de compra.
Segundo Shen, a previsão é que a maioria dos usuários não usará mais do que cinco aplicações móveis ao mesmo tempo e que a maioria das oportunidades futuras virão de "killer applications" (aplicações realmente inovadoras capazes de evidenciar o valor de uma nova tecnologia, levando à sua adoção maciça).
"A competição entre os setores da indústria é pelo controle do ecossistema e da experiência dos usuários. O proprietário deste ecossistema terá o maior benefício em termos de receita e fidelidade dos usuários", analisa.
As dez principais aplicações móveis de consumo em 2012 serão:
1) Transferência de fundos
Permite a operação de transferência de dinheiro utilizando o SMS. Seu custo menor, maior velocidade e conveniência - comparados com os serviços tradicionais - têm apelo para os usuários nos mercados em desenvolvimento, e a maioria dos serviços conseguiu milhões de usuários em seu primeiro ano. Ainda há desafios em termos de regulamentação e riscos operacionais. No aspecto operacional, as condições de mercado variam, da mesma forma que os recursos locais dos provedores de serviços. Por isso, os fornecedores precisam de diferentes estratégias de mercado.
2) Location-Based Services (Serviços com base na localização)
Fazem parte dos serviços sensíveis ao contexto e que deverá ser um dos que causarão maior impacto nos próximos anos. O Gartner prevê que a base de usuários de LBS vai crescer, em termos globais, de 96 milhões em 2009 para mais de 526 milhões em 2012. O sistema está na segunda posição em virtude do alto valor percebido pelos usuários e sua influência na fidelidade dos mesmos. Seu alto valor é consequência de sua capacidade de atender a uma ampla gama de necessidades, que vão desde a produtividade e o cumprimento de metas, até redes sociais e entretenimento.
3) Pesquisa Móvel
O principal objetivo é impulsionar as oportunidades de venda e de marketing nos telefones móveis. Primeiro a indústria deve melhorar a experiência dos usuários de pesquisa móvel para que as pessoas retornem. Os consumidores permanecerão fiéis a alguns serviços de busca, mas em vez de ficarem com um ou dois provedores na internet, o Gartner acredita que a fidelidade no telefone móvel deverá ser compartilhada entre alguns provedores que tenham tecnologias únicas para a pesquisa móvel.
4) Navegação móvel
Presente em mais de 60% dos aparelhos vendidos em 2009 - número que, segundo o Gartner, deverá aumentar para aproximadamente 80% em 2013. Ele tem potencial de oferecer bom retorno dos investimentos às empresas. Eles envolvem custos de desenvolvimento muito menores do que o código nativo, reutilizam muitas das técnicas e ferramentas já existentes e podem ser ágeis - entregues e atualizados rapidamente. Portanto, o sistema de web móvel será uma parte fundamental das estratégias móveis corporativas de B2C (Business-to-consumer).
5) Monitoramento móvel da saúde
Refere-se ao uso da TI e da comunicação móvel para monitorar pacientes de forma remota. Pode ajudar governos, instituições de saúde e usuários de serviços de saúde a reduzir os custos relacionados a doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, principalmente nos mercados em desenvolvimento. Atualmente, o monitoramento móvel da saúde está nos primórdios da maturidade de mercado e da implementação e ainda se limitam a pilotos.
6) Pagamento móvel
Normalmente atende a três propósitos: uma forma de efetuar pagamentos quando há poucas alternativas disponíveis; extensão do pagamento online pelo acesso fácil e pela conveniência; é um elemento adicional de autenticação para aumentar a segurança. Há muitas empresas interessadas (operadoras móveis, bancos, comerciantes, fornecedores de equipamentos, reguladores e consumidores). Em virtude das muitas opções de tecnologias e modelos de negócio, assim como das exigências regulatórias e das condições locais, o pagamento móvel será um mercado altamente fragmentado.
7) Near Field Communication Services (NFC)
Permite a transferência de dados sem contato entre dispositivos compatíveis, bastando colocar um próximo ao outro, cerca de 10 cm. Pode ser usada, por exemplo, nas compras de varejo, transportes, identificação pessoal e cartões de fidelidade. Ele pode aumentar a fidelidade dos usuários aos provedores de serviços e terá um grande impacto sobre os modelos de negócio das empresas. Seu maior desafio é chegar a um acordo comercial entre operadoras móveis e provedores de serviços, como bancos e empresas de transporte. A implementação em grande escala poderá acontecer a partir do final de 2010, quando os telefones com a tecnologia NFC deverão ser vendidos em grandes volumes.
8) Propaganda Móvel
Continua crescendo em todas as regiões, mesmo durante o desaquecimento econômico, levada pelo interesse dos anunciantes por essa nova oportunidade e pelo uso crescente de smartphones e internet sem fio. O gasto total com propaganda móvel em 2008 foi de US$ 530,2 milhões, e o Gartner acredita que esse valor chegue a US$ 7,5 bilhões em 2012. O canal móvel será utilizado como parte de grandes campanhas de propaganda em várias mídias, incluindo TV, rádio, mídia impressa e outdoors.
9) Mensageiro instantâneo móvel
Os problemas de preço e funcionalidade têm dificultado historicamente a adoção desse dispositivo, ao mesmo tempo em que barreiras comerciais e modelos de negócio incertos têm impossibilitado a ampla difusão e promoção dessa tecnologia. Há uma demanda latente por parte dos usuários e de condições de mercado que contribuem para sua adoção futura. Tem um apelo particular em usuários de mercados em desenvolvimento, que podem ter nos telefones móveis seu único dispositivo de conectividade.
10) Música Móvel
Esse mercado tem sido decepcionante até agora - exceto os ring tones e ring-back tones, que se tornaram serviços de muitos bilhões de dólares. Por outro lado, não se pode diminuir o valor da música móvel, pois os consumidores querem música em seus telefones.
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O grupo de pesquisa Gartner realizou um estudo sobre o futuro da mobilidade e mostra as dez principais aplicações móveis para 2012. A lista avalia o impacto das aplicações sobre os consumidores e players da indústria, levando em consideração o faturamento, fidelidade, modelo de negócio, valor para o consumidor e penetração de mercado estimada.
"As aplicações e os serviços móveis de consumo não são mais privilégios das operadoras móveis. O crescente interesse dos consumidores por smartphones, a participação de players de internet no espaço móvel e o surgimento de lojas virtuais de aplicações estão reduzindo o domínio das operadoras", afirma a diretora de pesquisas do Gartner, Sandy Shen.
De acordo com a analista, cada participante desse mercado vai influenciar o modo como a aplicação é entregue e vivenciada pelos consumidores que, por sua vez, definem para quais opções direcionar sua atenção e seu poder de compra.
Segundo Shen, a previsão é que a maioria dos usuários não usará mais do que cinco aplicações móveis ao mesmo tempo e que a maioria das oportunidades futuras virão de "killer applications" (aplicações realmente inovadoras capazes de evidenciar o valor de uma nova tecnologia, levando à sua adoção maciça).
"A competição entre os setores da indústria é pelo controle do ecossistema e da experiência dos usuários. O proprietário deste ecossistema terá o maior benefício em termos de receita e fidelidade dos usuários", analisa.
As dez principais aplicações móveis de consumo em 2012 serão:
1) Transferência de fundos
Permite a operação de transferência de dinheiro utilizando o SMS. Seu custo menor, maior velocidade e conveniência - comparados com os serviços tradicionais - têm apelo para os usuários nos mercados em desenvolvimento, e a maioria dos serviços conseguiu milhões de usuários em seu primeiro ano. Ainda há desafios em termos de regulamentação e riscos operacionais. No aspecto operacional, as condições de mercado variam, da mesma forma que os recursos locais dos provedores de serviços. Por isso, os fornecedores precisam de diferentes estratégias de mercado.
2) Location-Based Services (Serviços com base na localização)
Fazem parte dos serviços sensíveis ao contexto e que deverá ser um dos que causarão maior impacto nos próximos anos. O Gartner prevê que a base de usuários de LBS vai crescer, em termos globais, de 96 milhões em 2009 para mais de 526 milhões em 2012. O sistema está na segunda posição em virtude do alto valor percebido pelos usuários e sua influência na fidelidade dos mesmos. Seu alto valor é consequência de sua capacidade de atender a uma ampla gama de necessidades, que vão desde a produtividade e o cumprimento de metas, até redes sociais e entretenimento.
3) Pesquisa Móvel
O principal objetivo é impulsionar as oportunidades de venda e de marketing nos telefones móveis. Primeiro a indústria deve melhorar a experiência dos usuários de pesquisa móvel para que as pessoas retornem. Os consumidores permanecerão fiéis a alguns serviços de busca, mas em vez de ficarem com um ou dois provedores na internet, o Gartner acredita que a fidelidade no telefone móvel deverá ser compartilhada entre alguns provedores que tenham tecnologias únicas para a pesquisa móvel.
4) Navegação móvel
Presente em mais de 60% dos aparelhos vendidos em 2009 - número que, segundo o Gartner, deverá aumentar para aproximadamente 80% em 2013. Ele tem potencial de oferecer bom retorno dos investimentos às empresas. Eles envolvem custos de desenvolvimento muito menores do que o código nativo, reutilizam muitas das técnicas e ferramentas já existentes e podem ser ágeis - entregues e atualizados rapidamente. Portanto, o sistema de web móvel será uma parte fundamental das estratégias móveis corporativas de B2C (Business-to-consumer).
5) Monitoramento móvel da saúde
Refere-se ao uso da TI e da comunicação móvel para monitorar pacientes de forma remota. Pode ajudar governos, instituições de saúde e usuários de serviços de saúde a reduzir os custos relacionados a doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, principalmente nos mercados em desenvolvimento. Atualmente, o monitoramento móvel da saúde está nos primórdios da maturidade de mercado e da implementação e ainda se limitam a pilotos.
6) Pagamento móvel
Normalmente atende a três propósitos: uma forma de efetuar pagamentos quando há poucas alternativas disponíveis; extensão do pagamento online pelo acesso fácil e pela conveniência; é um elemento adicional de autenticação para aumentar a segurança. Há muitas empresas interessadas (operadoras móveis, bancos, comerciantes, fornecedores de equipamentos, reguladores e consumidores). Em virtude das muitas opções de tecnologias e modelos de negócio, assim como das exigências regulatórias e das condições locais, o pagamento móvel será um mercado altamente fragmentado.
7) Near Field Communication Services (NFC)
Permite a transferência de dados sem contato entre dispositivos compatíveis, bastando colocar um próximo ao outro, cerca de 10 cm. Pode ser usada, por exemplo, nas compras de varejo, transportes, identificação pessoal e cartões de fidelidade. Ele pode aumentar a fidelidade dos usuários aos provedores de serviços e terá um grande impacto sobre os modelos de negócio das empresas. Seu maior desafio é chegar a um acordo comercial entre operadoras móveis e provedores de serviços, como bancos e empresas de transporte. A implementação em grande escala poderá acontecer a partir do final de 2010, quando os telefones com a tecnologia NFC deverão ser vendidos em grandes volumes.
8) Propaganda Móvel
Continua crescendo em todas as regiões, mesmo durante o desaquecimento econômico, levada pelo interesse dos anunciantes por essa nova oportunidade e pelo uso crescente de smartphones e internet sem fio. O gasto total com propaganda móvel em 2008 foi de US$ 530,2 milhões, e o Gartner acredita que esse valor chegue a US$ 7,5 bilhões em 2012. O canal móvel será utilizado como parte de grandes campanhas de propaganda em várias mídias, incluindo TV, rádio, mídia impressa e outdoors.
9) Mensageiro instantâneo móvel
Os problemas de preço e funcionalidade têm dificultado historicamente a adoção desse dispositivo, ao mesmo tempo em que barreiras comerciais e modelos de negócio incertos têm impossibilitado a ampla difusão e promoção dessa tecnologia. Há uma demanda latente por parte dos usuários e de condições de mercado que contribuem para sua adoção futura. Tem um apelo particular em usuários de mercados em desenvolvimento, que podem ter nos telefones móveis seu único dispositivo de conectividade.
10) Música Móvel
Esse mercado tem sido decepcionante até agora - exceto os ring tones e ring-back tones, que se tornaram serviços de muitos bilhões de dólares. Por outro lado, não se pode diminuir o valor da música móvel, pois os consumidores querem música em seus telefones.
 
 
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